O Universo do Hubble em 3D
Posted on quarta-feira, março 24, 2010 by Walisson H. C.
Esta jornada espacial não é o vídeo mais recente, mas uma de várias animações inovadoras da astronomia criada por especialistas do Space Telescope Science Institute (STScI), em Baltimore, o centro de operações científicas para o Telescópio Espacial Hubble. A odisseia faz parte do novo filme do Imax - chamado "Hubble 3D", que estréia hoje em cinemas IMAX em todo o mundo.
Os 43 minutos de filme narram a vida de 20 anos do Hubble, e inclui destaques da missão de Maio de 2009 para o observatório que orbita a Terra, com imagens tiradas pelos astronautas.
Confira o trailer:
As "telonas" irão exibir algumas das mais magníficas imagens do Hubble, como os "Pilares da Criação, da Nebulosa da Águia", bem como vistas magníficas tomadas pelo recém-instalado Wide Field Camera 3.
Enquanto imagens do Hubble de objetos celestes são inspiradores, são "enjoativas" as fotografias 2-D. Para este filme, as imagens 2-D foram convertidas em ambientes 3-D, dando ao público a impressão de que eles são viajantes do espaço, tendo um dos alvos turísticos mais populares do Hubble.
"Um filme de grande formato é uma experiência verdadeiramente profunda", diz Frank Summers, um astrônomo do STScI e especialista em visualização científica que liderou a equipe que desenvolveu a visualização do filme. A equipe trabalhou durante nove meses, trabalhando em quatro seqüências de visualização que compreendem cerca de 12 minutos do filme.
"Vendo estas imagens do Hubble em 3-D, você sente que está voando através do espaço e não apenas olhando para cartões postais", Summers continuou. "O 3D é baseado em imagens do Hubble e de dados, embora algumas "habilidades" artísticas são necessárias para produzir toda a profundidade 3D."
A seqüência mais ambiciosa é uma viagem de quatro minutos por meio dos gases da Nebulosa de Orion e de um enorme canyon de poeira, cerca de 15 anos-luz de diâmetro. Durante o passeio, os telespectadores vão ver as nuvens gasosas claras e escuras; milhares de estrelas, incluindo um agrupamento de estrelas luminosas e robustas, chamado de trapézio e sistemas planetários embrionários. O passeio termina com um olhar detalhado em um novo disco circumstellar, que é muito parecido com a estrutura a partir do qual nosso sistema solar se formou há 4,5 bilhões de anos atrás.
Com base em uma imagem do Hubble de Orion lançado em 2006, a visualização foi um esforço de colaboração entre especialistas em visualização científica no STScI, incluindo Greg Bacon, que esculpiu a Nebulosa de Orion no modelo digital, com entrada de astrônomo Massimo Roberto; o National Center for Supercomputing Applications na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, e o Centro de Ciência Spitzer no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena também ajudaram.
Para algumas das seqüências, os especialistas do STScI desenvolveram novas técnicas para transformar as imagens 2-D do Hubble em 3-D. Os especialistas em processamento de imagem Lisa Frattare e Zolt Levay, por exemplo, utilizaram métodos dividir um pilar gigante gasoso na Nebulosa Carina em múltiplas camadas para produzir um efeito 3-D, dando a profundidade da estrutura. A Nebulosa Carina é um berçário de estrelas.
O filme da seqüência final, que possui quatro minutos, leva os espectadores a uma viagem da nossa Via Láctea para outras galáxias e para o espaço profundo, utilizando incríveis fotos do Hubble. Cerca de 15.000 galáxias mais distantes de nós - que estão a bilhões de anos-luz - também foram incluídas na seqüência de 3-D. A visão se dissolve em uma teia de aranha que traça a estrutura do universo em grande escala, a espinha dorsal da onde as galáxias nasceram.
Além de criar animações, o grupo STScI também forneceu orientações sobre o "Hubble 3D": o Guia do Educador, que inclui planos de aula e atividades sobre o Hubble e sua missão. Os alunos irão utilizar o guia, antes ou depois de ver o filme.
"O guia irá melhorar a experiência do cinema para os alunos e ampliar o filme em salas de aula", disse Bonnie Eisenhamer, Hubble STScI formal de gerente de Educação.
Telescópio Espacial Hubble é um projeto de cooperação internacional entre a NASA ea Agência Espacial Europeia (ESA) e é gerido pela NASA Goddard Space Flight Center (GSFC) em Greenbelt, Md. The Space Telescope Science Institute (STScI) conduz operações científicas do Hubble. O instituto é operado para a NASA pela associação das Universidades para Pesquisa em Astronomia, Inc., Washington, DC.
- Créditos:
- Data:
- 24/03/10
- Informação:
- NASA
- Tradução:
- Astrofísica Brasil
- Imagens:
- NASA
1 Response to "O Universo do Hubble em 3D"
muito massa, show.
Leave A Reply