MARS 500: Rumo a marte!

Posted on quarta-feira, junho 09, 2010 by Walisson H. C.

Olá! Este pequeno artigo, que tem o objetivo de divulgação astronômica, foi escrito por Paulo Fontanezi (com a revisão de Walisson H. C.) e fala sobre o projeto Mars 500. Aprecie!

Mars 500 é o nome do projeto lançado pela agência espacial russa que tem como objetivo levar o homem a Marte.

O projeto tem como principal objetivo estudar os efeitos físicos e psicológicos de um isolamento tão prolongado nos tripulantes (já que serão 520 dias "fechados", sendo 250 dias de ida ao planeta vermelho, 30 dias de exploração em solo marciano e mais 240 dias para voltar).

A tripulação é constituída por seis tripulantes: 3 da Rússia (Alexey Sitev de 38 anos e comandante da missão, Sukhrob Kamolov de 32 anos, Alexandr Smoleevskiy de 33 anos), o Francês Romain Charles de 31 anos, o Chinês Wang Yue de 26 anos, e o Italiano-Colombiano Diego Urbina de 27 anos.

E há ainda um voluntário de reserva: o Russo Mikhail Sinelnikov.

A nave que simulará a ida ao planeta vermelho é constituída de um módulo habitável, uma cápsula de aço do tamanho de um container com seis quartos parcialmente mobiliados. Noutra cápsula, que ficará ligada ao módulo habitável, há um ginásio, uma estufa artificial e um armazém de alimentos e água (dos quais a tripulação terá que conservar e racionalizar durante o tempo de duração da experiência). Uma terceira cápsula será o departamento médico e ainda há uma cápsula só para simular o ambiente hostil encontrado em marte.




As atividades dentro da cápsula serão quase as mesmas que as dos astronautas da estação internacional espacial (ISS), só que voltados para os tipos de situações que serão provavelmente encontradas durante a viagem a Marte, inclusive as situações de emergência.


Outros fatos e Curiosidades
  • Uma simulação parecida com a do projeto aconteceu em 2009, mas com a duração de apenas 105 dias.
  • A comunicação entre a base e os tripulantes será obviamente feita só por rádio e a duração de tempo entre um radio na terra e outro na nave será de 20 minutos para simular a realidade. 
  • Qualquer um dos participantes na experiência pode desistir a meio da viagem, sendo considerado um “astronauta morto“. 
  • Aqueles que chegarem ao fim receberão cerca de 70 mil euros. 
  • Já outra iniciativa parecida, realizada entre 1999 e 2000, acabou em sangue, depois de dois russos se terem envolvido em confrontos e uma mulher canadiana se ter queixado de ter sido beijada à força por um capitão da Rússia. Para evitar a repetição de cenas semelhantes, os organizadores da nova “viagem” a Marte decidiram não incluir mulheres no grupo. 
  • A comida e a água vão ser as mesmas colocadas no primeiro dia. A água vai ser reaproveitada fazendo com que a urina passe por processos para se transformar em água pura novamente e vão ter que durar até o projeto acabar.


Vídeos



Leia Mais e Fonte de Pesquisa

No Response to "MARS 500: Rumo a marte!"

Leave A Reply