Novo telescópio revela incríveis imagens

Posted on terça-feira, dezembro 15, 2009 by Astrofísica Brasil


Quando um novo telescópio entra em operação, astrônomos ficam animados para ver as primeiras imagens. No caso do observatório VISTA, eles tem todo o direito de estar animados:



As primeiras imagens do VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) rivalizam as melhores imagens do cosmos tiradas por qualquer observatório. Uma nova visão da Nebulosa da Chama é a melhor. A segunda imagem foi tirada do aglomerado Fornax, e a terceira do coração da nossa Via Láctea, mostrando milhões de estrelas.

O novo telescópio é parte do Observatório Paranal da ESO no Deserto do Atacama no norte do Chile.
“O VISTA é uma adição única ao observatório da ESO na montanha Paranal. Ele irá ser uma importante peça na pesquisa do céu do Sul em infravermelho e irá encontrar vários alvos interessantes para mais estudos pelo Very Large Telescope, ALMA e o futuro European Extremely Large Telescope,” disse Tim de Zeeuw, o diretor geral da ESO.

No coração do VISTA está uma câmera de 3 toneladas contendo 16 detectores especiais sensíveis à luz infravermelha, com um total combinado de 67 milhões de pixeis, explicaram oficias da ESO na Sexta-feira.

Observar nesses comprimentos de onda permite ao VISTA estudar objetos que são impossíveis de ver em luz visível, pois são ou frios demais, obscurecidos por nuvens de poeira ou porque eles estão tão distantes que sua luz foi esticada além da faixa visível pela expansão do Universo.

Já que o VISTA é um grande telescópio que também tem um grande campo de visão, ele pode detectar fontes fracas e também cobrir grandes áreas do céu rapidamente.

Cada imagem do VISTA captura uma seção do céu cobrindo cerca de dez vezes a área da Lua Cheia, e irá ser capaz de detectar a catalogar objetos por todo o céu do sul com uma sensitividade 40 vezes maior que a de outras pesquisas anteriores em infravermelho.

2 Response to "Novo telescópio revela incríveis imagens"

.
gravatar
Lyrae

Ola, é só uma dica, acho que a palavra mais correta para o titulo do seu blog em ingles seria "Astrophysics".

abraço

Leave A Reply