Novo asteróide é um Sistema Triplo
Novas observações de radar revelaram que um asteróide próximo da Terra é na verdade três rochas.
O sistema, chamado de 1994 CC, foi fotografado pelo Radar do Sistema Solar de Goldstone da NASA nos dias 12 e 14 de Junho. Os resultados foram liberados esta semana.
Enquanto a maioria dos asteróides vagam em um cinturão entre Marte e Júpiter, alguns são chutados para fora e cruzam nossa órbita ao redor do Sol. Aproximadamente 15% desses asteroides próximos da Terra são binários. Apenas 1% são triplos.
1994 CC, que veio até apenas 2,52 milhões de km da Terra no dia 10 de Junho, é apenas o segundo sistema triplo conhecido na população de Objetos Próximos da Terra
O “setup” das três rochas consiste em um objeto central de aproximadamente 700 metros de diâmetro, e tem duas luas menores girando ao redor dele. Análise preliminar sugere que os satélites tem pelo menos 50 metros de diâmetro.
Asteróides são frequentemente pilhas de escombros soltos, e não objetos sólidos, e pares são comuns. Em um estudo de 2008, cientistas descobriram que binários são criados quando energia da luz do Sol, por longos períodos de tempo, divide um asteróide solto em dois.
Observações de radas no Observatório de Arecibo em Porto Rico, lideradas pelo diretor do centro Mike Nolan, também detectaram todos os três objetos, e as observações combinadas de Goldstone e Arecibo serão usadas por cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) para estudar as propriedades físicas e orbitais do 1994 CC.
A próxima aproximação comparável do asteróide 1994 CC irá ocorrer no ano 2074, quando o trio de rochas irá passar por nós a uma distância de 2,5 milhões de km.
No Response to "Novo asteróide é um Sistema Triplo"
Leave A Reply